Skip to content
Check out our promo offers  |  Free shipping orders over CHF 75
Search
Popular Products
Identificar e aliviar as dores da pubalgia dos adutores

Identificar e aliviar as dores da pubalgia dos adutores

A pubalgia é uma lesão dolorosa do púbis e dos músculos ou tendões adjacentes. Síndrome dolorosa da junção púbica, os primeiros sintomas da pubalgia dos adutores são dores ao nível dos adutores. Neste artigo, falaremos mais detalhadamente sobre a ocorrência da pubalgia. Em seguida, explicaremos como os programas Compex podem ajudar a aliviar a pubalgia na fase aguda e depois na fase crónica.

Como surge a pubalgia?

A pubalgia dos adutores localiza-se na parte interna da raiz da coxa. Ela surge repentinamente, na maioria das vezes após um movimento de afastamento da coxa sobre o músculo em contração. Isso acontece frequentemente quando o aquecimento não foi suficiente.

Mas também pode ser um caso de excesso de treino. Esta patologia ocorre em desportistas submetidos a um treino intensivo diário, como futebol, ténis, dança, esgrima, etc. Estes desportos têm a particularidade de envolver movimentos técnicos específicos e repetitivos: fecho do ângulo perna/tronco ao rematar no futebol, desarme, afastamento lateral, contra-pé.

Identificar a pubalgia

Uma vez ocorrida a lesão, a dor surgirá sempre que os músculos forem tensionados. O diagnóstico da pubalgia dos adutores é feito através de exame clínico e será confirmado por ecografia e ressonância magnética. A lesão pode corresponder a três tipos de lesão ao nível do músculo adutor médio:

  • Na inserção no osso: trata-se de uma entesopatia de inserção,

  • No tendão: trata-se de uma tendinopatia de inserção,

  • Na junção tendão-músculo: trata-se de uma ruptura músculo-tendinosa.

Tratamento da pubalgia dos adutores na fase aguda

Durante a primeira fase, que é uma fase inflamatória que se traduz em dores intensas que impedem a corrida. Estas dores também podem dificultar certos gestos da vida quotidiana: caminhar, entrar e sair de um carro, etc. Nesta fase, é imperativo respeitar o repouso desportivo, aplicar gelo e utilizar apenas o programa Antidolor TENS.

Devido à forte pilosidade da região anatómica púbica, muitas vezes é difícil colocar corretamente os eletrodos. Por esse motivo, recomendamos que esperes até ao fim da fase aguda para usares o teu Compex.

No entanto, se desejares utilizá-lo como TENS, deverás cobrir a região dolorida com os eletrodos, colocares-te numa posição confortável e iniciar o programa, no mínimo 1 sessão por dia.

✅ Programa

Anti-Dor TENS

🕒 Duração e desenvolvimento do tratamento

Durante toda a fase aguda e enquanto persistirem os sinais inflamatórios.

No mínimo, 1 sessão por dia. Conforme a necessidade, as sessões podem ser repetidas várias vezes ao longo do mesmo dia.

📍 Colocação dos eletrodos

Deve-se procurar cobrir toda a superfície da região dolorida com tantos eletrodos quantos forem necessários.

Person wearing a light blue long-sleeve shirt and black shorts in a living room setting.

Tratamento da pubalgia dos adutores na fase crónica

Durante a fase crónica, as dores diminuem significativamente, mas persiste um incómodo em certos movimentos e, na maioria das vezes, durante o regresso muito gradual à corrida.

Nesta fase, recomenda-se consultares um fisioterapeuta para realizar os exercícios adequados para recuperar a tua mobilidade. O acompanhamento pode durar várias semanas.

No que diz respeito à eletroestimulação, recomendamos que utilizes o programa Dor muscular.

✅ Programa

Dor muscular

🕒 Duração e desenvolvimento do tratamento

Durante toda a fase crónica até ao desaparecimento completo dos sinais de dor. Recomenda-se consultares o médico se não verificares qualquer melhoria após a primeira semana de utilização.

No mínimo, 1 sessão por dia. Se possível, 2 sessões por dia, com um intervalo mínimo de 10 minutos de descanso entre as duas sessões.

📍 Colocação dos eletrodos

Tal como para a estimulação dos adutores

Illustration of electrodes placement on inner part thighs

⚙️ Intensidades

Aumenta progressivamente até obteres uma espécie de batimento ou grande vibração dos músculos (espasmos musculares) bem visível.

🧘 Posição

Sentado

 

Prevenir a recorrência da pubalgia

Existem vários métodos que permitem prevenir a recorrência da pubalgia. Entre esses métodos, encontram-se:

  • Aquecimento antes dos treinos e competições: alguns minutos de aquecimento são suficientes! E existem ferramentas, como pistolas de massagem, que podem ajudar-te no teu aquecimento.

  • Alongamentos antes e depois do exercício físico

  • Progressão nos treinos e competições, especialmente em jovens. A isto podemos acrescentar a importância de respeitar os períodos de recuperação indispensáveis.

  • A escolha do terreno: um solo duro pode ser responsável pelo início dos problemas. Fala com o seu treinador.

A pubalgia dos adutores é uma lesão muito incapacitante, tanto no desporto como na vida quotidiana. É melhor prevenir do que remediar, por isso não te esqueças das técnicas de aquecimento e recuperação para evitar o aparecimento desta patologia.

Supported by clinical studies proving their efficacy, Compex stimulators belong to the category of Class II medical devices and also meet the requirements of the European Medical Standard 93/42 EEC.

Your Cart ( 0 )

Your cart is currently empty.