A pubalgia é uma lesão dolorosa do púbis e dos músculos ou tendões adjacentes. Síndrome dolorosa da junção púbica, os primeiros sintomas da pubalgia dos adutores são dores ao nível dos adutores. Neste artigo, falaremos mais detalhadamente sobre a ocorrência da pubalgia. Em seguida, explicaremos como os programas Compex podem ajudar a aliviar a pubalgia na fase aguda e depois na fase crónica.
Como surge a pubalgia?
A pubalgia dos adutores localiza-se na parte interna da raiz da coxa. Ela surge repentinamente, na maioria das vezes após um movimento de afastamento da coxa sobre o músculo em contração. Isso acontece frequentemente quando o aquecimento não foi suficiente.
Mas também pode ser um caso de excesso de treino. Esta patologia ocorre em desportistas submetidos a um treino intensivo diário, como futebol, ténis, dança, esgrima, etc. Estes desportos têm a particularidade de envolver movimentos técnicos específicos e repetitivos: fecho do ângulo perna/tronco ao rematar no futebol, desarme, afastamento lateral, contra-pé.
Identificar a pubalgia
Uma vez ocorrida a lesão, a dor surgirá sempre que os músculos forem tensionados. O diagnóstico da pubalgia dos adutores é feito através de exame clínico e será confirmado por ecografia e ressonância magnética. A lesão pode corresponder a três tipos de lesão ao nível do músculo adutor médio:
-
Na inserção no osso: trata-se de uma entesopatia de inserção,
-
No tendão: trata-se de uma tendinopatia de inserção,
-
Na junção tendão-músculo: trata-se de uma ruptura músculo-tendinosa.
Tratamento da pubalgia dos adutores na fase aguda
Durante a primeira fase, que é uma fase inflamatória que se traduz em dores intensas que impedem a corrida. Estas dores também podem dificultar certos gestos da vida quotidiana: caminhar, entrar e sair de um carro, etc. Nesta fase, é imperativo respeitar o repouso desportivo, aplicar gelo e utilizar apenas o programa Antidolor TENS.
Devido à forte pilosidade da região anatómica púbica, muitas vezes é difícil colocar corretamente os eletrodos. Por esse motivo, recomendamos que esperes até ao fim da fase aguda para usares o teu Compex.
No entanto, se desejares utilizá-lo como TENS, deverás cobrir a região dolorida com os eletrodos, colocares-te numa posição confortável e iniciar o programa, no mínimo 1 sessão por dia.

